sexta-feira, abril 17, 2009

CONCEITO DE ELEGÂNCIA? HUMM


“Elegânica não é apenas um ornamento que valoriza um homem”
Sêneca

O conceito de elegância nos remete a valores do mundo da moda, onde considera-se “elegante” calçar um sapato Prada, vestir uma roupa Chanel, ou mesmo usar um perfume caro. Saindo um pouco destes conceitos, vamos para uma área da qual me sinto mais a vontade:

Educação.

Exato! Ser educado é ser elegante, pensar antes de falar então nem se fala (ok ok, confesso que sou deselegante as vezes), não ofender os outros...muito elegante.

Tem um amigo meu que usa muito essa palavra e sim ele é elegante, pelo menos eu acho (mas será que entendo de “elegância”) ....hummm

Uma vez participei de uma brincadeira, todo mundo se vestiu de social, “elegantes” e uma pessoa disse que parecíamos vendedores de carne do Baú.

Ouvi dessa mesma pessoa que o conceito de elegância dela era outro...humm, pois bem, vamos analisar...

De acordo com Toulouse Lautrec

Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, estejacada vez mais rara: a elegância do comportamento.

Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural através da observação, mastentar imitá-la é improdutivo.

A saída é desenvolver em si mesmo a arte de CONVIVER, que independe destatus social: é só pedir licencinha para o nosso lado brucutu, que achaque "com amigo não tem que ter estas frescuras", com colega de trabalho então, que se dane.

Se os amigos e colegas de trabalho não merecem uma certa cordialidade, os inimigos é que não irão desfrutá-la.Educação enferruja por falta de uso.E, só um detalhe: não é frescura.

Portanto se os vendedores de carnês são educados e se vestem como nós nos vestimos na “brincadeira”, parabéns vocês são muito elegantes e vão ganhar um almoço, liguem para meu chefe.

Desenho de Alpio Stanchi (acesse www.fotolog.com.br/alpio)

Marcadores: , , ,

3 Comments:

Anonymous Fabiula said...

Essa é boa ligar para o chefe e pedir para pagar um almoço.rsrsrsrrs

As vezes tem pessoas que não tem nem educação, aquela que quando nascemos nossos pais tentam dar, por isso não sabe o que é educação, o que é ter educação, e muito menos o que é ter elegância.

E vou te falar mais, prefiro ser um vendedor de carne do Baú da Felicidade, pois como o nome já diz, me sentirei muito mais feliz.. sem esquecendo de ser elegante... rsrsr beijos

17/4/09  
Anonymous Anônimo said...

Tem muito tempo que eu discuto isso: pra que ser elegante? Tem gente que decide ser insuportável. E há casos clássicos, como Ritchie Blackmore (Rainbow), Tom York (Radiohead), Rogers Waters (Pink Floyd). Ok. Decidiram ser insuportáveis. Meio na praia do Tim Maia. Penso que todo mundo tem este direito: ser insuportável. Ser intratável, repugnante, repelente.
Só que aí é foda a convivência. E ninguém é obrigado a me engolir, não. E pra viver em sociedade?! Ha. Aí é bem diferente!
Penso que é como o trânsito. Existem regras. Semáforo, faixas, mão pra lá, mão pra cá, e tudo. Como seria se cada um fizesse o que bem entendesse no trânsito? É certo que tem gente que já fez merda no trânsito, mas isso é outro assunto.
Pra conviver em sociedade existem regras, sim. Se você come de boca aberta, eu não te convido pra almoçar. Se peida em qualquer lugar, eu não quero me sentar perto de você no departamento que trabalho. Se não tem higiene pessoal, esquece o sexo oral. Se acha que só eu pago a conta, vou convidar outras pessoas pra beber. Se monopoliza a atenção, vou sentar em outra mesa.
Por outro lado, pessoas que percebem o espaço do outro, a necessidade de integração de todos, são, quase sempre, encantadoras. São pessoas fáceis de conviver, interessantes, geralmente cultas, inteligentes e bem humoradas. Pessoas que usam, mesmo, expressões como “por favor”, e “muito obrigado”.
E Deus, num instante de genialidade, inventou a elegância inglesa.
Que bom.
God save the queen!

Marcos Vicente

17/4/09  
Anonymous * B said...

Educação vem d berço! A elegância tb mas há ocasiões especiais...como por ex. a personalidade d cada pessoa!

21/10/09  

Postar um comentário

<< Home