sexta-feira, fevereiro 25, 2011

ESTEREÓTIPO

Hoje recebi 2 textos de duas amigas por e-mail que me fizeram pensar e me deixaram com raiva.
Os textos eram do meu querido Arnaldo Jabour, ou pelo menos eram assinados por ele, pois já descobri textos assinados por grandes jornalistas, escritores e poetas que nem sabiam de onde tinham vindo. Na internet cada um escreve o que quer e assina como quer.
Pois bem. Nos textos, resumindo, dizia que é legal ser gordo, preguiçoso e que atletas morrem cedo e que toda mulher gostosa é burra e vai morrer solteira.
Na boa, isso pra mim não passa de auto-ajuda para aqueles que na verdade não se aceitam e batem no que admira, por que não conseguem alcançar o objeto de admiração.
Num dos textos do Jabour ele diz: "chega de criar estereótipos" e ao mesmo tempo diz que as malhadas, siliconadas e gostosas são burras e o papo não sai do âmbito academia.
E o que ele faz então??
Cria estereótipos.
Claro que tudo que é exagerado é ruim, em todos os aspectos, acredito no equilibrio de tudo.
Eu malho pra caramba, faço musculação e boxe, faço dieta, não aquelas absurdas, simplesmente evito açucar e fritura, tenho silicone, sou loira e...inteligente. Isso bato no peito pra dizer.
Uma vez um amigo meu me disse que surpreendo, que os homens acham que sou uma gostosinha, loirinha, patricinha e tonta e quando chegam em mim ficam surpresos com as tiradas inteligentes que dou.
Já sofri preconceito no trabalho por ser bonita e as pessoas imaginarem que sou apenas isso, batalhei muito pra provar que competencia, inteligencia e seriedade também fazem parte do meu corpinho que transborda suor em cima de uma esteira.
Jabour fala que prefere as conversas sobre o gosto pela música, pela cultura e pela família e que uma mulher sarada não tem capacidade pra isso.
O que? Quem disse que o cerébro é movido pelos músculos do bíceps? Depois vem me falar de estereótipos.
Uma vez escrevi aqui um texto onde falo do pessoal do teatro, que acha que pra ser inteligente tem que ser relaxado, com a aparência desmazelada. Me parece que os "intelectuais" pensam assim também. Isso se chama pré-conceito.
Eu já sofri muitos ataques de gordinhas frustradas, velhas solteironas, mulheres que não se cuidam, que usam o argumento de que mulher bonita é burra, mulher que faz plástica é ignorante, mulher vaidosa é tapada.
In-ve-ja. Isso é a mais pura inveja e preconceito de pessoas que cobiçam aquilo que tem preguiça de ter.
Eu leio muito, livros, jornais, revistas, escrevo, já estudei muito, fiz vários cursos e quando fazia faculdade acordava mais cedo ia pra academia, depois ia direto para o trabalho e do trabalho ia estudar e nos fins de semana não deixava de beber um bom vinho com amigos pra falar de gosto pela música, cultura e familia e qualquer outro assunto que surgisse.
Malho sim, tenho silicone sim e sim, sou gostosa. Assumo, não to nem ai e sou muito mais esperta e inteligente que muito sedentário metido a intelectual, que pra mim não passam de intelectuais de padaria e filósofos de mesa de bar no fim da noite decadente.
Se você prefere virar a noite bebendo e fumando o problema é seu, bebo minha cerveja nos fins de semana e pra mim basta.
Se você é gordo, sedentario e tem raiva de quem se cuida o problema é vosso!! 
Nunca vi ninguém passar a mão na barriga flácida e dizer "amo minha barriguinha linda e não quero que ela suma nunca" e se você já ouviu, pode ter certeza que é auto afirmação e essa mesma pessoa já fez dieta alguma vez na vida.
Se um homem se sente inseguro diante de uma gostosona, o problema é com ele, ele que não tem auto-estima suficiente pra encarar alguém que se impõe.
Sou saudável, bem resolvida e muito feliz com o meu corpo. A frustração de ser quem sou passa longe.
E tenho dito!

4 Comments:

Anonymous Monise said...

As pessoas estão acostumadas a julgarem aquilo que não conhecem e generalizar tudo. Acho um tremendo absurdo. As pessoas deveriam ser avaliadas individualmente e não por um grupo. Lamentável.

28/2/11  
Anonymous Matheus said...

Preconceito ridículo!

1/3/11  
Anonymous Raquel Soares said...

Uma única palavra: Inveja

2/3/11  
Anonymous Mariana said...

Amei seu post! Cuido muito da minha cabeça e também cuido do meu corpo. Sempre quis colocar próteses mamárias, mas sempre tive medo de acabar sendo taxada como burra e me sentir assim. Muitas vezes eu senti que estava desvalorizando minha inteligência por querer fazer algo pelo meu corpo. Mas sabe, isso é pura besteira! Por que não podemos ser mulheres inteligentes, brilhantes, talentosas e.. gostosas? Pois podemos sim! Viva as mulheres realmente poderosas!!!

10/10/12  

Postar um comentário

<< Home